27 de abril de 2020

[Resenha] Deixei você ir

🌟🌟🌟
Deixei você ir 
Título Original: I Let You Go 
Autor (a): Clare Mackintosh 
Editora: Intrínseca 
Ano: 2017 
Número de páginas: 368 
Adicione à sua estante: Skoob
Sinopse: Quando Jacob morre atropelado em uma rua de Bristol, Inglaterra, depois de ter soltado a mão da mãe em um dia chuvoso, o motorista do carro que o atinge acelera e foge. Desvendar sua morte vira um caso para o detetive Ray Stevens e seus colegas, Kate e Stumpy. Determinado a encontrar o assassino, Ray se vê consumido a ponto de colocar tanto a vida profissional quanto a pessoal em jogo. Jenna, assombrada pela morte do menino, abandona tudo e se muda para uma pequena cidade costeira do País de Gales. Ela passa os dias em seu chalé tentando esquecer as lembranças do terrível acidente e aos poucos começa a ter algo parecido com uma vida normal e vislumbrar a felicidade em seu futuro. Mas o passado vai alcançá-la, e as consequências serão devastadoras. De vários pontos de vista, a ex-detetive Mackintosh faz um retrato preciso de uma investigação policial. Com sua excelente habilidade de escrita, consegue criar personagens memoráveis e uma análise arrebatadora das excentricidades da vida em uma cidade pequena. Mas o verdadeiro talento da autora é a maneira como ela incorpora reviravoltas em uma trama já complexa. Mesclando suspense, investigação policial e thriller psicológico, Clare Mackintosh disseca a mente de seus personagens enquanto tece inesperadas conexões entre eles. 

Fazia tempo que eu estava apenas na leitura dos romances e comecei a sentir falta de uma boa leitura de um thriller. Olhando na minha estante nos livros parados, peguei “Deixei você ir” da autora Clare Mackintosh para ler. 

“As pessoas manifestavam dois tipos de reação quando perdiam alguém: ou juravam nunca mudar de casa, mantendo todas as peças exatamente como haviam sido deixadas, transformando-a em uma espécie de santuário; ou faziam um rompimento definitivo, pela incapacidade de suportar a ideia de viver cada dia como se nada houvesse mudado quando, na verdade, o mundo inteiro estava diferente”. 

Comecei a leitura sem fazer a menor ideia do que se tratava a trama, e aonde a leitura ia me levar. Nas primeira páginas o leitor é apresentado ao caso da morte de Jacob, um menino de 5 anos atropelado em um dia chuvoso. Os detetives Ray e Kate são chamados para desvendar o caso. 

Após a morte de Jacob, Jenna é assombrada todos os dias e decide largar tudo para trás e se mudar para uma pequena cidade do litoral e recomeçar sua vida. O problema é que o passado sempre estará com você de um jeito ou de outro. 


O livro é dividido em duas partes sendo a grande revelação do thriller ao término da primeira parte. Na primeira parte a leitura é mais lenta e o leitor precisa ficar atento para não se perder, já na segunda metade, a leitura fica bem mais fluida. A narrativa é intercalada entre primeira e terceira pessoa. 

"Posso mesmo fazer isso? É possível simplesmente abandonar uma vida e começar outra? Preciso tentar: é minha única chance de sair inteira dessa situação." 

Apesar de ser uma obra muito elogiada, infelizmente não funcionou tão bem para mim. A autora aborda vários temas no decorrer da trama, e acrescenta elementos perturbadores do psicológico do leitor. Eu gosto bastante de thrillers, porém esse no fim não conseguiu me prender tanto quanto eu esperava. Foi sim uma história que a autora me surpreendeu, mas até ela conseguir esse efeito eu já estava desanimada com a leitura. 

Interessantemente a autora trabalhou doze anos no Departamento de Investigação Criminal na Inglaterra e abandonou a carreira para atuar como jornalista. Isso explica a riqueza de detalhes que a mesma dá em várias cenas da narrativa. 

Agora sem poder dar spoilers, o final desse livro foi um grande mistério para mim. Se você já leu, conta aqui nos comentários e vamos conversar sobre esse intrigante término.

Um comentário:

  1. Olá Lu, tudo bem?

    Eu já tinha visto a capa desse livro mas não tinha lido a sinopse, fiquei interessado, li suas ressalvas mas gostaria de ler mesmo assim, vamos ver futuramente se isso acontece.


    Beijos!!


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá, seja bem-vindo. Deixe um recadinho contando para mim se você gostou do post, ou sugestões para o blog. ;)