🌟🌟🌟A CaçaTítulo original: S.T.A.G.S.Autor (a): M.A.BennettEditora: ArqueiroAno: 2019Número de páginas: 240Adicione à sua estante: SkoobSinopse: O ano letivo começou e Greer MacDonald está se esforçando ao máximo para se adaptar ao colégio interno onde ela entrou como bolsista. O problema é que a STAGS, além de ser a escola mais antiga e tradicional da Inglaterra, é repleta de alunos ricos e privilegiados – tudo o que Greer não é. Para sua grande surpresa, um dia Greer recebe um cartão misterioso com apenas três palavras: “caça tiro pesca”. Trata-se de um convite para passar o feriado na propriedade de Henry de Warlencourt, o garoto mais bonito e popular do colégio... e líder dos medievais, o grupo de alunos que dita as regras. Greer se junta ao clã de Henry e a outros colegas escolhidos para o evento, mas esse conto de fadas não vai terminar da maneira que ela imagina. À medida que os três esportes se tornam mais sombrios e estranhos, Greer se dá conta de que os predadores estão à espreita... e eles querem sangue. Que a caçada comece!
Greer Mcdonald consegue uma bolsa na tão famosa escola STAGS (St. Aidan the Great School – Escola Santo Aidan, o Grande). Assim como todo colégio, principalmente os americanos, há o grupo de pessoas populares e na STAGS esse grupo é conhecido como os Medievais e eles não só são admirados, como são monitores e ficam de olho em tudo o que ocorre na STAGS.
“O milagre de Aidan foi ter salvado um cervo de uma caçada fazendo com que ele ficasse invisível. Por isso o cervo virou o emblema de Aidan e também da escola – aliás, cervos, em inglês, é stags.”
O sonho de consumo dos iniciantes da STAGS é se tornar um monitor e todo ano há um evento com os atuais monitores para uma caça (caça, tiro e pesca) na casa o monitor líder, Henry. Claro que a protagonista Greer será convidada e é então que começa o tal thriller e suspense da obra.
“Eu era uma das sortudas. Tinha um fim de semana de luxo pela frente e agora não havia nada a fazer a não ser preparar a bagagem para Longcross.”
A narrativa da obra é na primeira pessoa e a protagonista logo narra ao leitor alguns fatos que acontecerão no futuro. “Eu sou uma assassina.” Essa informação é dita logo na primeira página e é essa frase que cria a expectativa ao leitor do que está por vir. Em contrapartida, o final honestamente não me surpreendeu. O que era para ser o elemento surpresa acaba sendo óbvio, contudo a forma que a obra realmente termina ficou bem criativa (o último parágrafo).
Outro problema é como classificar a obra. Ela de fato é mais voltada para o público juvenil, mas não se encaixa em um grande thriller ou suspense. O pouco de romance inserido não foi o suficiente para criar a empatia do leitor e faltou ação/aventura para motivar a leitura.
Algo que achei interessante na narrativa é o gosto da protagonista em filmes e durante a trama ela cita vários títulos condizentes com o momento que ela está passando. Vários que não assisti, anotei para depois tentar entender o contexto com a trama. Um comentário sobre a autora utilizar desse recurso é que algumas vezes se o leitor não assistiu ao filme, a cena descrita não tem o mesmo impacto, nesse aspecto algumas vezes a autora pecou nesse sentido.
A autora aborda o tema de tecnologia também. A dualidade entre o bem da tecnologia como aproximar as pessoas ou por divertimento, mas o ruim da mesma por cyberbullying e a falta de privacidade das pessoas.
Eu particularmente gostei muito da edição da Editora Arqueiro sendo a capa similar à versão americana. Esse livro foi o segundo título comprado ano passado na pré-venda da Amazon da coleção dos pins e como vocês podem ver o pin é lindo!
A meu ver, o grande problema deste livro foi a enorme expectativa gerada pela sinopse e por toda a mídia envolvida em seu lançamento, e no fim a falta de surpresas ou grandes suspenses acabou causando a frustração ao leitor. Porém considerando todo o apanhado, eu gostei da leitura de “A Caça” e leria outras obras da autora.
O livro será adaptado para filme e teve os direitos cinematográficos comprados pela Fox2000/ CherninEntertainment. Vamos aguardar o que vem por aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, seja bem-vindo. Deixe um recadinho contando para mim se você gostou do post, ou sugestões para o blog. ;)