13 de outubro de 2020

[Resenha] Nos olhos de Sara

🌟🌟🌟🌟
Nos olhos de Sara 
Autor(a): Cleu Nacif 
Editora: Independente 
Ano: 2020 
Número de páginas: 168 
Adicione à sua estante: Skoob
Sinopse: É pelos olhos de Sara, uma jovem revisora de textos, que conhecemos a vida de um misterioso andarilho. Acomodada em um emprego que não a desafia, Sara passa as noites se divertindo com sua melhor amiga. Em um desses encontros, elas se deparam com Digão, um antigo colega de escola. Sara e Digão acabam tendo um breve relacionamento, o que desperta a obsessão adormecida do rapaz por ela, transformando assim os dias de Sara em uma constante preocupação. Enquanto isso, um andarilho que caminha no meio da noite, em busca de um lugar para dormir, resgata um cachorro atropelado em seu caminho. A ferida do animal e a ajuda do destino irão fazer com que Sara e esse andarilho precisem enfrentar seus próprios medos e preconceitos, para perceberem as feridas dentro de si e permitirem que novos encontros aconteçam. 

Se você busca um livro, com uma história tranquila que não te faça refletir sobre a realidade que vivemos todos os dias, com certeza este livro não é para você. Mas se você busca uma ficção que se aplica na vida real e que te traga importantes lições de vida, leia este livro. 

Tive a oportunidade de conhecer a obra em uma leitura coletiva organizada pela LC Comunicação e sou muito grata por ter tido esta oportunidade. Nascida em BH, porém moradora de longa data de São Paulo, fiquei recordando da minha cidade natal por meio das citações da obra. 

“Quando é que as pessoas se tornaram tão insensíveis com os outros ao redor, nem os notando?” 

“Nos olhos de Sara” foi uma leitura que me surpreendeu muito positivamente. Eu não sabia ao certo o que esperar. A capa com ilustração de livros voltados ao público infanto-juvenil, a obra traz uma temática tão densa e séria que não haveria como adivinhar só julgando pela capa. 

Como vocês já devem imaginar, a protagonista da obra é Sara, mineira, revisora de textos, extrovertida, que curte sair com os amigos para beber (e como ela gosta de beber), dona de uma cadela chamada Mitsy. 

“Os olhos de Sara se encheram de lágrimas e o alívio, ainda que comedido, invadiu seu peito.” 

A vida de Sara estava na mesmice quando um dia ela precisa de trocar o pneu de seu carro e conta com a ajuda de um andarilho. Como agradecimento, Sara oferece ajuda ao cachorro recém atropelado do andarilho. Comovida pelo carinho do andarilho com o cachorro e lembrando de sua relação com Mitsy, Sara não mede esforços para tentar ajudar Gengibre (o cachorro). 

E daí para frente a história se desenrola de maneira muito fluida em um contexto de mostrar como é a vida desse andarilho “aos olhos de Sara” e como a vida de Sara irá mudar completamente com a chegada dessa pessoa em sua vida. 


Os personagens da obra foram construídos muito bem, de forma que até mesmo personagens muito secundários conseguimos imaginar como eles realmente são. Desses personagens destaques especiais à Leo, o vizinho de Sara, e Bia, amiga de Sara. 

A autora aborda importantes questões como a dificuldade de viver nas ruas, crueldade com animais, violência à mulher e é difícil conseguir expressar toda a carga emocional que o livro traz em poucas páginas e nesse ponto parabenizo muito a autora Cleu Nacif que conseguiu este feito. 

“Na rua, ou você é invisível ou dá medo ou nojo nos outros. No final, são essas suas opções.” 

Porém não pense que é só tristeza a narrativa, para mim, a autora trouxe uma lição valiosíssima sobre amizade e o quanto essas amizades podem surgir de onde menos esperamos. 

Também é difícil escrever uma resenha que não estrague as surpresas as quais virão durante a narrativa, mas quando eu disse lá em cima que essa é uma obra que nos faz refletir, para mim foi sobre como nós enxergamos a realidade de outras pessoas? Aos nossos olhos, como é essa vida fora da nossa bolha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem-vindo. Deixe um recadinho contando para mim se você gostou do post, ou sugestões para o blog. ;)